sábado, 23 de agosto de 2008

Comentário do texto de Benjamin Jr, indicado pela Luciana

http://blog.uncovering.org/archives/2007/05/fotografia_phot.html

Tenho em casa duas magníficas grandes companheiras de fotografia, uma delas é mais velha do que eu, de 1983, a outra, acabo de adquirir, uma semi-pro fabricada em 2008.

O assunto mais discutido entre fotógrafos antigos, e os da atualidade(da nossa geração), cria polêmicas e, sinceramente, me faz confusa. Parece um deja-vu ler o texto de Benjamin e recordar perfeitamente do monitor da ultima oficina de fotografia que fiz; é óbvio que a defesa das técnicas antigas sempre fica por cima.

Mas eu, como amante da arte de fotografar, não sei como me posicionar em relação a tudo isso.

Sinceramente, o meu interesse pelo ramo se deu a poucos anos, com o uso de câmeras DIGITAIS, e softwares de edição, óbvio. Acredito sim na facilidade que a digitalização das imagens nos proporciona, em âmbito de praticidade, mas principalmente PREÇO.

Me dói o coração descobrir que não foi possível o registro em determinado momento, por questão de iluminação, posicionamento, foco... Com a analógica é impossivel fazer muitos shots de uma única cena, ja que todo material consumido ao revelá-los custa uma pequena fortuna, e muito trabalho, e não há garantia NENHUMA da qualidade do resultado.

Agora, parece mágica, mas a digital nos dá o poder de tirar 50 ou 100 (ou quantas quisermos) fotos controlando rapidamente todos os recursos e o melhor, vendo o resultado instantaneamente! E a maior mágica de todas: um defeitinho ou outro podem ser tranquilamente consertados no meu mais amado software de todos, o PHOTOSHOP (L).

Confesso que o uso descontrolado do incrível programinha da Adobe pode sim nos levar para uma realidade manipulada de imagens. E acredito que isso tem acontecido MUITO, principalmente na publicidade. Porém, o mesmo recurso é capaz de abrir infinitas portas a quem se interessa pela arte digital, como os designers gráficos e web designers E ARQUITETOS(!!!!), por exemplo.

Talvez não seja justo que sejam feitas tantas comparações entre a fotografia do passado e a do presente. As novas tecnologias nos entregam maiores possibilidades de trabalhar com as imagens, mas as do passado nunca perderão todo seu charme aos verdadeiros amantes da arte de fotografar.

Nenhum comentário: